Portugal é rico em paisagens e belezas naturais, mesmo não sendo um país muito grande, são aquelas vilas e aldeias mais pequenas que constituem autênticos pontos turísticos para aqueles que gostam de conhecer a raiz da história portuguesa.
No entanto, a maioria destas vilas e aldeias são localizadas no norte de Portugal ou no centro, mais distantes das grandes cidades e sem grandes meios de transporte que façam a ligação entre os dois. Por esse motivo o aluguer de carro é o meio de transporte ideal para levá-lo á aldeia.
Aldeia do Piodão




A Aldeia do Piodão localiza-se na Serra do Açôr, entre Coimbra e a Covilhã. É constituída por uma pequena povoação, que mudou-se para esta zona devido às muitas nascentes que detém e que eram ideais para o crescimento e manutenção das pastagens.
A Aldeia do Piodão é óptima para fazer grandes percursos a pé, sem preocupações, só admirando as paisagens rurais e cheias de história.
Aldeia de Almeida



A Aldeia de Almeida situa-se no concelho da Guarda. Trata-se de uma “cidade de guerra”, ocupada por romanos em 61 a.c e depois por Árabes, dando-se a reconquista pelos cristãos em 1190.Esta aldeia era muito requisitada devido à sua posição, situa-se num planalto perto fronteira de Portugal. Desta forma foi construído uma muralha octogonal para melhor proteger a cidade.
Aldeia de Belmonte



É entre o centro de Covilhã e o centro de Guarda, trata-se de uma aldeia histórica cuja presença humana já se denota desde os tempos mais remotos. Foi nesta aldeia onde nasceu Pedro Álvares de Cabral, o navegador que descobriu o Brasil, em 1500.
A Aldeia de Belmonte é caracterizada como “terra solarenga, de boas gentes, paisagens sem fim e uma história de séculos”.
Aldeia Idanha-a-Nova


A aldeia de Idanha-a-Nova foi uma cidade que foi conquistada muitas vezes, o que impossibilitou o seu desenvolvimento, fundada no séc. I pelos romanos, sendo depois invadida por germânicos, mais pelos visigodos e os muçulmanos e por último, as guerras de reconquista cristã, o que levou ao atraso do seu desenvolvimento. Hoje é um local histórico e que conserva artefactos dessas alturas.
Esta aldeia fica perto de Castelo Branco, no centro de Portugal a nordeste de Lisboa.
Aldeia de Monsanto



Monsanto é uma das Aldeias mais bonitas de Portugal e foi- lhe atribuído 2 títulos. Um em 1938, como a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, e em 1995, como Aldeia histórica.
Esta aldeia está situada num ponto alto, que permite uma vista fantástica, muito agradável mesmo. As casas e as ruas são antigas, mas bem conservadas, as pessoas são muito simpáticas e come-se muito bem.
Esta aldeia está situada muito perto da Aldeia de Idanha-a-nova, no centro este de Portugal.
Aldeia Vilarinho de Negrões


É sem dúvida uma das aldeias mais bonitas de Portugal. Situa-se em Montalegre no Norte de Portugal, na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão.
Vilarinho de Negrões encontra-se numa estreita e lindíssima península, que foi poupada pela subida das águas. É uma zona calma e com muita actividade de aves.
Espero que esta lista tenha sido do seu agrado. Portugal é um pequeno país cheio de surpresas…
Pode encontrar mais aldeias portuguesas aqui.
Aproveite e veja o nosso post, “TOP cidades Portugal”
4 pensamentos sobre “As Mais Bonitas Aldeias de Portugal”