Escapadinhas pela região de Leiria|Fátima

A Região de Leiria/Fátima é riquíssima em locais de interesse. Desde as atracções naturais, incluindo a sua inigualável costa marítima, passando pelos majestosos monumentos com histórias para contar, até aos locais de peregrinação religiosa onde encontrará conforto espiritual. Em Leiria/Fátima descobrirá valores e emoções que farão o fascínio das suas visitas. A natureza é um aspecto inevitável para uma visita à região.

castelo-de-leiria
Leiria

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, ocupando uma área aproximada de 35000 hectares, e a serra de Sicó, são incríveis espaços naturais.

A tranquilidade das paisagens majestosas das serras, aliada às excelentes condições para a prática dos vários desportos de natureza, fazem destes locais destinos completos para quem gosta de contemplar e usufruir do contacto com a natureza. Além do seu valor ecológico, a importância do Pinhal de Leiria é igualmente histórica, ocupando uma área de cerca de 12000 hectares. A sua existência foi fundamental para a utilização das madeiras que construíram as embarcações usadas nos Descobrimentos Marítimos Portugueses. Por entre a mancha verde e o azul do mar tão perto, poderá usufruir da maior ciclovia da Europa, numa extensão de 65 Km, que liga a Nazaré à praia dourada do Osso da Baleia.

As Termas de Monte Real são outro destino fundamental. O uso terapêutico das suas águas remonta à época romana. Esta antiga vila real de D. Dinis está situada num local paradisíaco, incrustada no verdejante Pinhal de Leiria, entre as típicas praias do Pedrogão, Vieira, e São Pedro de Moel e as cidades de Leiria e Marinha Grande, perto de Fátima e dos Mosteiros da Batalha e de Alcobaça. Árvores centenárias e um parque romântico repleto de hortênsias azuis, conferem a este local uma beleza singular.

Mosteiro da Batalha
Mosteiro da Batalha
Mosteiro de alcobaça1
Mosteiro de Alcobaça

Outros locais de relevante interesse são o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros e as várias Grutas abertas ao público, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. A Trilha Jurássica tem grande valor científico e pedagógico, sendo a mais antiga da península ibérica. As centenas de pegadas organizadas em cerca de duas dezenas de pistas são perfeitamente visíveis aos visitantes.

gruta miradaire1
Grutas de Mira D’Aire

As Grutas relevam um maravilhoso rendilhado de formações calcárias, com espectaculares estalactites e estalagmites.

Outro motivo natural de visita à região é o sol e mar.

Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel

A costa é rica em praias deslumbrantes, desde as mais típicas como a Nazaré, Praia da Vieira e Pedrogão, às mais cosmopolitas como São Pedro de Moel e São Martinho do Porto. Ao longo de 57 km, destacam-se ainda as mais naturais e selvagens, como o Osso da Baleia e a Gralha, todas elas emblemáticas e onde os desportos náuticos coabitam com uma luz verdadeiramente inesquecível. Inesquecível é também a magia do fogo dominado pelas mãos experientes dos artesãos vidreiros da Marinha Grande que sopram peças de indescritível fascínio que poderá desfrutar percorrendo a Rota do Vidro.

E em Fátima o que não pode deixar de visitar?

Capela das Aparições:
É a atração principal de Fátima. Encontra-se no lugar onde se encontrava a Azinheira sob a qual a Virgem apareceu aos pastorinhos, e foi construída em 1919. É o local mais tradicional do Santuário e o mais procurado, com missas regulares e ao pé do qual se encontra a área onde milhares de velas são acesas diariamente. Em frente encontra-se o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima:
Inaugurada em Outubro de 1953, é onde os 3 pastorinhos estão sepultados.
Basílica da Santíssima Trindade:
Inaugurada em 2007, é a mais recente igreja do Santuário, com uma arquitetura moderna e de grandes dimensões para albergar as missas que por vezes têm milhares de visitantes, visto que a Basílica de Nossa Senhora do Rosário não tinha capacidade para tal.
Casa dos pastorinhos:
Encontra-se em Vila de Aljustrel, a 2Km do Santuário. É a casa onde podemos encontrar todo o ambiente, decoração e objetos intactos pertencentes aos 3 pastorinhos.

Via Sacra: Encontra-se a caminho da Casa dos Pastorinhos e representa o caminho que os mesmos faziam desde sua casa até à Cova da Ira (onde é o Santuário). Aqui podemos encontrar 14 capelinhas em memória da Paixão de Cristo, e uma 15ª relacionada com a Ressurreição.

Mas há muito mais para ver neste sítio cheio de história e fé.
Não deixe de contemplar a Loca do Cabeço, o Poço do Arneiro e Valinhos onde se deram algumas das aparições, a Colunata onde se encontram 17 imagens de Santos, a Azinheira Grande onde se deram 3 das aparições, a Capela do Santíssimo Sacramento, a Estátua do Papa João Paulo II, entre outros.

Para além de todos os lugares de culto e oração, existem ainda alguns espaços culturais e de memória, como o Museu do Santuário de Fátima, a exposição “Fátima Luz e Paz”, o Museu da Cera, o Museu Vida de Cristo e o Museu Interativo “O Milagre de Fátima” que merecem a sua visita.

Great-Exploring-Tours-Fatima-Portugal
Fátima

A força da Fé

A história de Fátima está permanentemente associada à existência de três crianças: Lúcia e seus primos, Francisco e Jacinta Marto. Basílica de FátimaA doçura e fé inocente de pequenos e humildes pastores levou-os a vislumbrar a mais santa das imagens: a de Nossa Senhora. A 13 de Maio de 1917, na Cova da Iria, a poucos quilómetros de Fátima, vislumbraram um clarão, onde agora se localiza a Capela das Aparições. A Virgem pediu-lhe que rezassem muito pelo bem do mundo, e anunciou que voltaria durante os próximos meses, todos os dias 13. A última aparição ocorreu no mês de Outubro, sendo presenciada por cerca de 70 000 peregrinos que assistiram ao Milagre do Sol. Foi construída uma Basílica, de estilo neobarroco, à qual todos os anos acorrem mais de 7 milhões de visitantes, fazendo do local um dos mais importantes pólos de turismo religioso do mundo.

A Capelinha das Aparições, ex-libris do Santuário, foi o primeiro local de culto construído. Ainda no recinto do Santuário pode-se contemplar a azinheira grande, o monumento ao Sagrado Coração de Jesus, que se ergue no centro da praça, a Cruz Alta no topo sul do recinto. Além do recinto do Santuário, poderá visitar o Centro Pastoral Paulo VI, a Casa dos Pastorinhos e o Museu Etnográfico em Aljustrel, o monumento a Nossa Senhora nos Valinhos, a Loca do Anjo, a Via Sacra, o Calvário, o Museu de Cera de Fátima, o Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, o Museu Aparições 1917 e ainda o Museu O Presépio e Aldeia de Belém Animados. Fátima é hoje o Altar do Mundo, um dos principais centros de peregrinação do mundo, onde milhões de peregrinos encontram conforto espiritual.

As sugestões para esta região são muitas. É um lugar aonde vamos e temos sempre muita vontade de voltar. Recomendo o aluguer duma viatura na Portugalrent, com ou sem motorista, como preferir, para visitar ou revisitar esta riquissíma região na companhia daqueles que gostam de usufruir da riqueza cultural deste país magnifíco.

ffff

Até breve😊

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s