Descubra a natureza de Portugal

O dia europeu dos parques naturais é celebrado a 24 de Maio e tem o objectivo de sensibilizar para a necessidade de proteção da biodiversidade em diversos espaços da Europa, conservando a fauna e a flora para as gerações posteriores.

A propósito desta data decidimos falar-lhe um pouco do denominado turismo da natureza que se pode praticar em Portugal.

Portugal é um país riquíssimo neste tipo de parques e reservas naturais onde existem uma diversidade de espécies de fauna e flora muito variada e onde se procura uma comunhão harmoniosa entre o Homem e a Natureza. De norte a sul do país existem paisagens deslumbrantes onde se consegue respirar paz e onde se podem observar espécies de plantas e animais muito interessantes e ter contacto com a natureza nas suas mais diversas formas e percepcionar a sua beleza.

geres-portugal

Desde paisagens montanhosas, ás praias com areais a perder de vista, banhadas pelo oceano atlântico com as suas ondas ‘cheias de personalidade’, ás deslumbrantes ilhas dos Açores e Madeira banhadas pelo atlântico e, onde podemos observar uma flora de cortar a respiração com a sua beleza estonteante, ou mesmo as grutas enigmáticas esculpidas pela força da natureza, até ás planícies lindíssimas que mudam de cor consoante a época do ano.

arrábidajpg

Todos eles são lugares que nos orgulham como portugueses pela beleza natural que encerram. Somos convidados a passeios de descoberta ou redescoberta, numa perfeita comunhão com a natureza e vida ao ar livre, e onde nos apetece explorar cada cantinho ao sabor dum tempo que se deseja que perdure, para poder contemplar a sua paz e beleza ou praticar atividades desportivas, sempre numa relação saudável entre o Homem e a Natureza.

cachoeiras terra do bouro

E para que não lhe faltem opções deixamos algumas sugestões:

Parque natural do Alvão, Serra da Arrábida, Parque natural do Douro Internacional, Parque natural do Litoral Norte, Parque natural de Montesinho, Parque natural da Ria Formosa, Parque natural da Serra de São Mamede, Parque natural da Serra da Estrela, Parque natural da Serra de Aire e Candeeiros, Parque natural de Sintra Cascais, Parque natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Parque natural do Tejo Internacional, Parque natural do Vale do Guadiana

 

Em qualquer um destes lugares encontrará a natureza no seu estado puro e preservado. Nestes santuários da natureza só tem de trazer os seus sentidos completamente despertos e a sua máquina fotográfica para poder registar a beleza e prestar a homenagem que estes lugares merecem. Vai ver as cores, ouvir os sons que não encontra na cidade, observar plantas e animais, alguns deles que nem sabia que existiam.

 

Não podemos dizer que um lugar é mais bonito ou apelativo que outro. São todos diferentes e cada um deles tem o seu próprio ‘carisma’. O que podemos sugerir ,é que se tiver muitos dias pode ir de norte a sul. Se tiver menos dias, pode ir agora ao norte ou ao litoral ou ao interior ou ao sul. A beleza de Portugal, apesar de ser um país pequeno, é grandiosa, e não se pode ter a pretensão de a ficar a conhecer de uma vez só.

Se juntarmos a isto tudo a incomparável gastronomia, a oferta de alojamento, a simpatia e o acolhimento dos portugueses, percebe-se que estamos perante um destino de excelência para usufruir dum turismo saudável. E prepara-se porque corre o risco de ficar apaixonado por Portugal e pela sua diversidade de paisagens e experiências e de ser uma paixão muito dificíl de curar.

E claro, se pretende uma viagem tranquila, com conforto e segurança ao volante dum carro equipado com extras como GPS para não se perder, tetos panorâmicos para observar a beleza do azul do céu português e fichas USB\AUX para ouvir a sua playlist conte com a Portugalrent que não lhe aluga um carro, aluga-lhe emoções☺︎

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s