Portugal em festa com os Santos Populares

 

Portugal está em festa neste mês de Junho. O tempo está fantástico, os dias são enormes, o que nos dá uma vontade enorme de viver os prazeres da vida ao ar livre. E mais uma vez, Portugal é o país ideal para estar neste mês em que se dá o inicio do Verão.  Além de toda a beleza, que neste momento é especial com as cores da Primavera, os campos verdes, os jardins floridos, o céu com um azul , para nós mais azul do que qualquer outro lugar no mundo, temos também muitos programas para nos divertirmos e sentirmos o orgulho da cultura e tradição portuguesas. Se nos está a ler e não é português, fica aqui o convite para se juntar a nós, e viver uns dias que ficarão certamente gravados na sua memória pelos melhores motivos. O único problema que lhe podemos adiantar , é que corre o risco de se apaixonar por Portugal. Mas se assim for, pode contar connosco para o receber sempre de braços abertos e com um sorriso. Os portugueses gostam de partilhar as suas emoções.

pessoas na baixa

Este mês é o mês dos Santos Populares e portanto a festa é garantida de Norte a Sul. Comemora-se a noite de Santo António , a noite de São João e a noite de São Pedro.

pessoas  assistir

A noite de Santo António é especial na cidade de Lisboa. Ela acontece na noite de 12 de Junho e traz milhares de pessoas á rua. Todos os recantos da cidade são enfeitados com bandeirinhas coloridas, cheira a sardinhas assadas e manjericos em toda a cidade, ouvem-se as músicas populares, dança-se na rua. Os bairros típicos da cidade, como a Bica, Alfama, Mouraria, Graça, Madragoa, entre outros, estão em festa, vendem-se os manjericos com um cravo de papel com quadras alusivas ao Santo António, padroeiro da cidade de Lisboa.

miradouro

Apesar de poder usufruir deste ambiente ao longo de todo o mês, o ponto alto é na noite de 12, onde existe o desfile das marchas populares na famosa Avenida da Liberdade. Cada bairro da cidade é representado pela sua marcha, que é ensaiada durante o ano, e que nessa noite é mostrada a todos os que quiserem assistir. A alegria e a cor são garantidas. É de facto imperdível.

mesas santos populares

Já no dia 13 de Junho existe a procissão de Santo António, padroeiro da cidade, e que tem fama de casamenteiro e que percorre a cidade. Ele sai da Igreja de Santo António em Alfama , perto da Sé, que foi o local onde ele nasceu em 1193. São também muitos os casais que escolhem esta data para se casarem, dando o nome aos famosos casamentos de Santo António.

IMG_6046

Também o Porto tem a sua festa e o seu Santo, o São João. Aqui a noite mais importante é a noite de 23 de Junho. Também a música, os petiscos, a dança, a alegria são uma constante em todos os recantos e bairros da cidade, com destaque para a famosa Ribeira, Fontainhas, Miragaia e Massarelos entre outros. Aqui existe a tradição dos martelinhos ( plástico) e de bater na cabeça com eles em quem passa ,em jeito de brincadeira. Antigamente, em vez destes martelinhos, usavam-se os alhos porros ( como símbolo fálico). As festas de São João são uma festividade católica para celebrar o nascimento de São João Batista a 24 de Junho, mas começaram por ser uma festa pagã, em que se festejava a fertilidade e abundância e o sucesso das colheitas. Só mais tarde esta celebração foi cristianizada.

IMG_7502

A festa dura toda a noite e tem dois momentos altos como o fogo de artifício, que é lançado ao longo do Rio Douro e que tem uma duração aproximada de 15 minutos, e o lançamento de balões ás cores. Existe também a tradição de assistir ao nascer do sol e tomar banho na Foz ,depois da noite de folia.

IMG_7211

Mas não se pense que a festa só é garantida nas duas maiores cidades do País.Por exemplo, na noite de 28 de Junho são as chamadas festas de São Pedro, e que em Évora ou Sintra tem especial destaque.

Existem tradições comuns em todas as celebrações dos Santos Populares, como a tradição de saltar a fogueira , que é algo particularmente divertido. Também os casais oferecem os famosos vasinhos de manjerico onde são colocadas as quadras de amor.

Apesar destas três noites emblemáticas que precedem a data de nascimento de Santo António, São João e São Pedro, a festa dura todo o mês.

baile

Consegue resistir a tamanha folia? Mesmo que não queira dançar ao som das músicas populares, tem o Caldo Verde, a sardinha assada, a carne assada, a cerveja e o vinho, a cor e a alegria.

Passeie por Portugal… se é português redescubra o nosso país, se vem de outro lugar, junte-se a nós e sinta a nossa tradição e alegria.

Se precisar de automóvel, conte connosco para alugar uma viatura com ou sem chauffeur, para o levar em segurança e conforto a todos estes lugares para que não perca ‘pitada’.

Até breve ☺︎

GuardarGuardar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s