O que fazer numa visita a Évora!

Évora é uma cidade muito bonita e apaixonante, rica em igrejas magnificas, praças históricas, ruas medievais e muito mais, que trazem um encanto único à cidade.

Situa-se na região do Alentejo, com cerca de 60.000 habitantes e é a única cidade denominada como membro da Rede de Cidades Europeias mais Antigas.

Capela dos Ossos

A Capela dos Ossos é um edifício, no mínimo, peculiar. Ela faz parte da Igreja Real de São Francisco. O que a torna tão peculiar é o facto das suas paredes estarem revestidas por ossos e crânios humanos. Definitivamente, não é uma visita para quem é mais sensível😉. Para os entusiastas, talvez achem graça á mensagem que a Capela dos Ossos tem na sua arcada “Nós, ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. A Capela foi construída no Séc. XVI, com o objectivo de passar a mensagem que a vida é somente uma passagem para o Céu ou o Inferno.

capela dos ossos
Capela Dos Ossos
Capela-dos-Ossos-Evora
Capela Dos Ossos

Palácio D.Manuel

É um Palácio belíssimo, com muita história e antiguidade, conhecido como Palácio de D.Manuel ou como Paço Real de S.Francisco. Neste edíficio destaca-se a igreja, com elementos arquitectónicos do gótico Manuelino e da Renascença, que ainda hoje podem ser admirados. O Palácio de D.Manuel situa-se no interior do Jardim Público de Évora, um espaço verde bonito que transmite muita tranquilidade e paz.

Palácio D.Manuel
Palácio D.Manuel
Palácio D.Manuel1
Palácio D.Manuel

Templo Romano de Évora

O Templo Romano de Évora ou Templo de Diana, é um ícone da cidade de Évora e provavelmente o Templo Romano mais bem preservado da Península Ibérica, daí ter sido denominado como Património Mundial pela Unesco em 1986. Ao contemplar este Templo Romano podemos realmente transportar-nos para o passado e imaginar como seria naqueles tempos.

Templo_Romano_em_Évora
Templo Romano de Évora

Cromeleque dos Almendres

Estima-se que tenha sido “construído” entre o final do século VI e o século III a.C. Somente este facto já traz uma certa magia ao local. Falamos do Cromeleque dos Almendres, trata-se de uma contemplação intemporal mágica, localizda na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe mas internacionalmente conhecido e apreciado.

almendres-cromlech-andre-goncalves
Cromeleque dos Almendres
maxresdefault
Cromeleque dos Almendres

Sé Catedral de Évora

Conhecida como Catedral de Évora ou Sé de Évora, realmente o seu verdadeiro nome é Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção. Mas, se pensa tratar-se de uma Catedral vulgar, idêntica a todas as outras, engana-se… a Sé de Évora é a maior catedral medieval de Portugal. Localiza-se na Rua 5 de Outubro, iniciada em 1186 e totalmente construída em 1250.

Basilica-Se-Catedral-de-Nossa-Senhora-da-Assuncao-Evora
Sé Catedral de Évora
sé catedral
Sé Catedral de Évora

Universidade de Évora

A Universidade de Évora é um conjunto de edifícios  espalhados pela cidade. O que torna esta universidade e os seus edifícios especiais  é o facto de serem recuperações de edifícios antigos e históricos. O edifício mais conhecido da Universidade de Évora é o Colégio do Espírito Santo, um local muito visitado por turistas de todos os cantos do mundo, que ficam encantados com a sua história e a sua magnificência. A Universidade de Évora é a segunda universidade mais antiga de Portugal.

universidade evora
Universidade de Évora
Universidade_de_Évora_-_Claustro_geral_dos_Estudos_(1)
Universidade de Évora

Convento de Lóios

É mais um daqueles monumentos com vários nomes, Convento de Lóios, Igreja dos Lóios ou Igreja de São João Evangelista. Foi construída no século XV sobre um castelo medieval. Foi mandado construir por D. Rodrigo Afonso de Melo com o intuito de ser o panteão da família Melo.

convento loios
Convento de Lóios

Como pode constatar por esta breve apresentação da riqueza cultural e patrimonial da cidade de Évora, a visita é obrigatória. No entanto podemos sugerir-lhe ir para lá de Évora, senão desta vez, então numa próxima, para ter oportunidade de conhecer lugares como Reguengos de Monsaraz ou Arraiolos, por exemplo.

Se precisar de alugar carro, a Portugalrent oferece-lhe uma grande variedade de carros novos que certamente irão ao encontro das suas necessidades para uma viagem tranquila. Pode consultar aqui a nossa frota.

Boa viagem 🚙😀

Um pensamento sobre “O que fazer numa visita a Évora!

Deixe um comentário