Visitar Portugal pelo Fado

Fado Português

Fado, provavelmente é a palavra mais Portuguesa que temos. Normalmente costuma-se dizer que vem de dentro da alma portuguesa e que qualquer um pode cantar o Fado. Quanto a esta última parte não podemos concordar a 100%, mas de facto vemos isto a acontecer todos os dias ao visitarmos as ruelas da Mouraria, da Graça, Alfama e Madragoa em Lisboa, bem como muitas ruas de Coimbra, Lisboa e Porto.

Ninguém consegue precisar exactamente o nascimento do Fado em Portugal, mas pensa-se que terá nascido a partir de cânticos do povo muçulmano ou  a partir das músicas cantadas por escravos brasileiros em 1820. As suposições são muitas, mas a verdade  é que o Fado é português .

E onde é que pode viver esta experiência ao máximo?

A Severa

A Severa é uma das casas de Fado mais famosas de Lisboa, situa-se nas ruas de Alfama, no Largo do Chafariz de Dentro.

Esta casa de Fado foi fundada em 1955, por um senhor chamado Júlio Barros Evangelista, e foi construída com o intuito de trazer um elenco de fadistas de renome ao seu estabelecimento. Todos os dias é cantado o Fado a partir das 21h30.

A Severa não se fica pelo canto do Fado, o seu sucesso deve-se também aos seus feitos culinários e à decoração tipicamente portuguesa.

Pode descobrir mais  aqui .

a severa
A Severa
a severa1
A Severa

A Tasca do Chico

A Tasca do Chico é outra casa de Fado portuguesa, também em Lisboa no Bairro Alto,  na Rua do Diário de Notícias.

Esta foi construída em 1994 por Francisco Gonçalves, apaixonado pelo Fado Português decidiu abrir esta casa de Fado, que reserva duas vezes por semana o seu estabelecimento para Fado Vadio.

O especial desta casa de Fado é a mistura entre ambientes, isto é, o ambiente do Fado da vanguarda e o Fado mais moderno misturam-se, criando um ambiente fantástico.

TascaChico_01
Tasca do Chico
tascadochico
Tasca do Chico

 

A Taverna D’El Rey

A Taverna D’El Rey é uma casa de Fado, cuja dona trata-se de nada mais nada menos que uma fadista, de nome Maria Jô-Jô.

Este estabelecimento mistura boas habilidades culinárias com o Fado Português, numa noite animada e tipicamente Portuguesa.

Saiba mais aqui

delrey
Taverna D’El Rey
taverna del rey
Taverna D’El Rey

Adega Machado

Como última recomendação, recomendo a Adega Machado, casa de Fado de Lisboa cujos donos, são um violinista e uma fadista. Esta casa já remonta aos anos 30 e é considerada a mais antiga casa de fado de Lisboa.

As paredes deste estabelecimento estão cobertas de fotografias dos fadistas mais conhecidos que por lá passaram, como por exemplo a ilustre fadista Amália Rodrigues. Para além do Fado de Lisboa, ainda se ouve também o Fado de Coimbra. A Adega Machado é sem dúvida uma casa de Fado Portuguesa, repleta de histórias e musicalidade.

Adega_Machado_Fado_24116
Adega Machado
Adega-Machado-fachada
Adega Machado

São muitas as casas de Fado conhecidas, tanto em Lisboa como Coimbra ou Porto. Estas casas albergam todo o género de emoções, desgostos amorosos, saudade, tristeza, conquistas e quotidiano.

O Fado tornou-se um ícone, um símbolo de Lisboa e do País inteiro, como tal foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.

Esperamos que tenha gostado deste artigo e eventualmente decida visitar uma destas casas de Fado, garantimos que não irá ficar desiludido.

Se gostou deste artigo, aproveite e dê uma olhada também em outros artigos relacionados como “As 10 actividades imperdíveis em Lisboa” e “10 razões para odiar Portugal(ou não)”

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s